Sunday, October 16, 2005

Igreja

Neste fim de semana aconteceu algo curioso.

Sábado peguei o ônibus Vila Mariana para encontrar lemp e lucas of. Havia apenas um lugar livre para sentar. No banco estava uma garotinha. Acomodei-me ao seu lado.
Eis que a menina manda:

- Qual o seu nome?
- Fernanda.
- Eu sou a Beatriz.
- Oi Beatriz.

Até aqui tudo normal. Aí veio:

- Fernanda você frequenta a igreja?
- Por acaso eu tenho cara de que frequento igreja?
- Sim.

Quando ela respondeu "sim" passaram 500 coisas na minha cabeça: eu tenho cara de que vou na igreja, por quê? como é a cara de alguém que frequenta a igreja? meu cabelo está muito comprido? não gosto de igrejas, porque tenho cara de quem vai a igreja?

Poderia ter feito essas perguntas a tal garotinha, mas preferi ficar na minha. A conversa continuou:

- Você é casada?
- Não.
- Você tem filhos?
- Não, ainda sou muito nova para casar e ter filhos!
- Quantos anos você tem?
- 21, e você?
- Eu tenho nove. Fernanda, posso te convidar para ir na minha igreja?
- Que igreja?
- Eu sou evangélica.

Mais mil coisas na minha cabeça. Eu estava sendo convidada por uma criança de 9 anos a frequentar uma igreja. Uma menina de 9 anos já se considera Evangélica e vai aos cultos. Enquanto eu, com meus 21 anos, ainda não formei uma opinião sobre "igrejas". A garota insistiu:

- Eu vou pedir uns convites para o pastor da minha igreja para te dar. O culto acontece aos domingos das 18h as 20h. Você vai Fernanda?
- Não sei.
- Por quê, Fernanda?

Minha vontade era responder "Porque gosto de ouvir música do demônio". Mas achei muito pesado. Então respondi:

-Porque não quero.
- Tchau, Fernanda!
- Tchau Beatriz.

E ganhei um beijo no rosto.

Fiquei pensando nisto depois. Não sou fã de igrejas, digo, das instituições. Não estou entrando no mérito Religiões. Longe de mim discutir isso. Até porque não sou religiosa para discursar sobre. Mas essas igrejas evangélicas devem estar fazendo um "bom" trabalho. Conquistou a Beatriz, que tem só 9 anos, mas sabe os horários dos cultos, anda com cartões no bolso para entregar a possíveis pessoas que vão à igreja ou tem cara de que vão (eu). Beatriz ainda não teve a oportunidade de conhecer outras crenças, duvidar e questionar sobre Deus, espírito, morte, dízimo, inferno, demônio. Ela já foi condicionada a aceitar e enxergar aquele mundo.

Sempre fui muito livre para escolher e acreditar nas minhas idéias, principalmente em relação às religiões. Com 9 anos não estava preocupada em ir ao culto. Muito menos a "pregar a palavra".

Quem sabe não encontro a Beatriz outro dia. Aí posso questiona-la mais. Saber o que ela tem aprendido na igreja. Quem será Beatriz daqui uns anos?

Filosófica eu...hahahaha

Mudando de assunto: FUTEBOL

Como eu havia previsto, Corinthians 1 x 1 Palmeiras.
Gostei do resultado. Assim mantemos o equilíbrio do campeonato! (piadista eu)

Fique a vontade para comentar.

4 Comments:

At 6:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu pagaria R$ 7,40 pra ver a cara da pobre garotinha na hora que você respondesse:

"Porque gosto de ouvir música do demônio"

Por isso que o brasil nao vai pra frente... essas malditas religiões

 
At 8:13 AM, Blogger Lucasof said...

O Brasil não vai pra frente por causa de ovelhas desgarradas do rebanho do senhor como vocês dois!

Francamente.

Vocês tem é que ouvir mais hinos e cânticos.

E morar no pé do minhocão!!
Uhuuuuuu
Vai ser irado.

 
At 2:43 PM, Blogger O Camarada said...

cara de quem vai a (com crase) igreja??? Vc??? hahahahahahahahahahahahahaha

Saudades a (com crase) parte, eu ACHO que ela esta (com acento agudo [com outro acento igual]) que o que a pequena e inocente (com acento circunflexo) Bia (permita-me chama-la [com acento do grampo da vovo {com outro acento igual}] de Bia) esta (coisinha chata teclado sem acento) apenas repetindo o que deve ter escutado incessantemente a vida toda... uma especie (...) de lavagem cerebral... E (...) condicionada a arrebanhar pessoas...

 
At 5:03 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Fê.....olha eu aqui de novo comentando no seu blog super legal...
Achei interessante essa história da garotinha e até fiquei emocionada...
Sei que vc não é fã de igreja, afinal te conheço desde pequena e te respeito, assim como respeito a todos, por isso, entendo seu pensamento de que a Beatriz ainda nem sabe o que quer da vida e apenas repete o que a mandam repetir na igreja dela. Pode até ser isso, pois existem muitas igrejas, de todas as religiões, que não são sérias, mas prefiro não pensar assim...
Tenho 21 anos e já tive oportunidade de conhecer algumas religiões...também nunca fui forçada a nada pela minha família, vc sabe, e no momento frequênto uma igreja evangélica, pelo simples fato de me sentir bem lá...
Por isso, penso que Deus tocou esta garota pra falar com vc...te colocou alí ao lado dela pra que te falasse sobre Ele. Antes de ir a igreja, eu também achava estranho quando essas coisas aconteciam e já aconteceram muitas vezes..em ônibus, metrô e até com a Tatá...ela me dizia umas coisas que tenho certeza que não eram decoradas...
Por isso, acho que vc deveria pensar nesta sua relação com Deus...não que vc deva ir a alguma igreja, mas Ele deve estar querendo se aproximar de vc de alguma maneira.....pensa nisso...
Te amo! Beijinho...

 

Post a Comment

<< Home